segunda-feira, 13 de julho de 2015

Alimento Funcional à base de Isolado Proteico de Soja (Previna?) tem Estudo Clínico realizado na UNICAMP

“Estudo Clinico com Previna® 2

Estudo clínico randomizado, duplo-cego, placebo controlado com 60 mulheres,desenvolvido na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

FITOESTROGÊNIOS COMO ALIMENTO FUNCIONAL NO TRATAMENTO DA SÍNDROME CLIMATÉRICA: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO DUPLO-CEGO E CONTROLADO
RESUMO

Objetivos: Comparar os efeitos da ingestão diária de suplementação dietética de um alimento à base de isolado proteico de soja (Previna?), terapia hormonal de baixa dosagem (TRH) e placebo, sobre os sintomas psicológicos, somáticos e urogenitais em mulheres na pós menopausa.

Métodos: ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, envolvendo 60 mulheres sintomáticas com idade entre 40 e 60 anos, com tempo médio de menopausa de 4,1 anos. Foram divididas em três grupos: um grupo recebeu o alimento à base de soja (2 porções ao dia/ 90mg de isoflavonas + 12g de proteína de soja), outro grupo recebeu terapia hormonal de baixa dose (estradiol 1 mg e acetato de noretisterona 0,5mg) e um grupo controle recebeu placebo (maltodextrina), por um período de 16 semanas. Foi utilizado o Menopause Rating Scale (MRS) para avaliar as mudanças nos sintomas climatéricos no início e após 16 semanas de tratamento. A análise estatística foi realizada usando-se o teste do qui-quadrado, teste exato de Fisher, teste não paramétrico de Kruskal-Wallis e análise de variância (ANOVA).

Resultados: Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos em relação às características clínicas e sociodemográficas. Os sintomas psicológicos, somáticos e urogenitais analisados na MRS melhorou durante o tratamento em todos os grupos, com exceção de sintomas urogenitais no grupo placebo, em que não foram detectadas mudanças significativas. Uma comparação entre os grupos revelou uma diferença estatisticamente significativa nos sintomas somáticos (ondas de calor e dor muscular) nos usuários de TRH (- 45,6%) e com suplementação do alimento à base de soja (- 49,8%). Sintomas urogenitais (secura vaginal) melhoraram significativamente em usuárias de TRH (-38,6%) e em usuários com suplementação de soja (-31,2%). Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos com relação à pontuação geral MRS ou às pontuações na subescala de sintomas psicológicos.

Conclusão: A suplementação com isolado proteico de soja pode constituir uma alternativa terapêutica eficaz para os sintomas somáticos e urogenitais relacionados à menopausa.”


Material captado e republicado na íntegra de: http://www.sanavita.com.br/#estudo-clinico-com-previna-2_c2275_.aspx


Nenhum comentário:

Postar um comentário