sexta-feira, 12 de junho de 2015

Alimentação Funcional, um dos temas citados nesse momento por especialistas e leigos.

"Por que apostar na tão falada “alimentação funcional”? Andrea Santa Rosa explica

11 de Junho de 2015,
Nutricionista Andrea Santa Rosa

Conquistar o corpo ideal é um sonho. Agora, imagine chegar lá com muita saúde. É isso que propomos com a alimentação funcional. Nossa preocupação vai além da simples contagem de calorias. Os alimentos funcionais são componentes da dieta que, além das funções nutricionais básicas, podem proporcionar um benefício para o organismo e desempenhar um papel na redução dos riscos de certas doenças e outras ocorrências.

Benefícios da alimentação funcional

Há distintos benefícios dos alimentos funcionais, que vão desde a atuação no controle do colesterol até a proteção contra o envelhecimento precoce. Na maioria das vezes, eles apresentam potente ação antioxidante, reduzindo a incidência de diversas doenças causadas pelos radicais livres. São ricos em fibras, vitamina C, licopeno e ômega 3, polifenóis, fibras, entre outros componentes que auxiliam na melhora do funcionamento do organismo e garantem benefícios à saúde.

Lista de alimentos funcionais

Como um bom exemplo de alimento funcional, podemos citar as pimentas. E olha quantos benefícios: além de vitaminas e minerais, como A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio, a pimenta do reino possui piperina e a pimenta malagueta possui capsaicina, que atuam como potente termogênico natural. Isso quer dizer que elas possuem efeito digestivo e, além disso, são capazes de estimular a cicatrização de feridas.

Já a canela tem sido fonte de estudos que mostram os pifenóis presentes nesta especiaria como um complemento viável para o controle da diabetes.

As fibras que encontramos nos vegetais e hortaliças têm o poder de melhorar o trânsito intestinal e aquelas encontradas na aveia eliminam excessos e gorduras presentes nos alimentos.  E suas funções não param por aí. São nutrientes que atuam na saúde da sua pele e, além de atenuar a inflamação causada por acne, por exemplo, tornam-se importantes aliados no tratamento. 

Medicamentos naturais

Podemos fazer destes componentes funcionais nossos medicamentos naturais, que vão agir de forma parecida aos fármacos, sem causar efeitos adversos à saúde e o melhor, garantindo a prevenção de doenças que podem ser desenvolvidas futuramente. Mas, para se beneficiar da funcionalidade destes alimentos, é necessário que o consumo seja de forma regular e associada a uma dieta equilibrada. Deve-se atentar também para a quantidade do componente funcional a ser ingerindo para garantir que de fato este possa trazer o resultado esperado.

Agora que você já sabe as maravilhas da alimentação funcional para a saúde, não se esqueça incluí-la no seu plano alimentar e garanta sua dose diária de saúde e qualidade de vida.Andréa Santa Rosa Garcia é nutricionista com foco em Nutrição Funcional, que tem como base não apenas a contagem de calorias, mas o que o corpo realmente precisa. Criadora do programa online Vida Funcional, Andrea é ainda membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA), além de ser pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, em Fisioterapia Clínica Funcional e Nutrição Ortomolecular."


Nenhum comentário:

Postar um comentário