Novidades da Anuga 2015 são anunciadas em coletiva
de imprensa
Brasil contou com comitiva de 91 empresas e mais de
US$1,5 bilhão em negócios na última edição.
Sexta-feira, 10 de Abril de 2015 às 18h42
A Bäumle Organização de Feiras
e representante da Koelnmesse, promotora da Anuga 2015, maior feira mundial de
alimentos e bebidas, reuniu na última quinta-feira (9) jornalistas para
anunciar as novidades do evento que acontece de 10 a 14 de outubro, em Colônia,
na Alemanha. Retail e serviços, bebidas, alimentos orgânicos, congelados e
frescos, laticínios, panificação, carnes e produtos gourmet foram os principais
tópicos da conversa com os repórteres, no Restaurante Parque São Lourenço, em
São Paulo (SP).
Especialistas confirmam a
importância e o sucesso da participação brasileira na feira. “A Anuga tem um
grande potencial de geração de negócios para as empresas brasileiras. Para se
ter uma ideia, na última edição, as 73 empresas que estiveram nos pavilhões organizados
pela Apex Brasil fecharam US$ 1,1 bilhão em negócios. Neste ano, devemos levar
entre 75 e 80 empresas para o evento. E a expectativa é superarmos o volume de
negócios da última edição”, afirma Rafael Prado, gerente executivo de Imagem e
Acesso a Mercados da Apex Brasil.
“O Brasil, a cada ano, aumenta
sua participação. Em 2013 foram 91 expositores em estandes individuais e
coletivos, e cerca de 900 visitantes dos mais diversos Estados, em especial de
São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Anuga é uma grande
oportunidade para o trade nacional de alimentos e bebidas realizar bons
negócios e conhecer o que há de novo nesse meio. São 10 feiras em uma só, o que
ajuda o público a se organizar durante a visitação”, destaca Brena Bäumle,
diretora da Bäumle.
Tendências mundiais
A grande tendência anunciada
pela Anuga 2015 é a atenção voltado aos alimentos veganos que teve um enorme
crescimento no consumo nos últimos anos. Os produtos veganos, vegetarianos,
bio-alimentos e alimentos funcionais estarão na área do Organic Market, que irá
também incentivar e encontrar soluções para diminuir a distância entre demanda
e aumento de produção. O “Bio Competence Center” irá oferecer seminários e
palestras para incrementar esse importante setor em pleno crescimento.
A necessidade de praticidade
no dia a dia da vida contemporânea encontra novas soluções nos setores de
congelados e comidas prontas refrigeradas. Os congelados trazem um novo
conceito de pequenos pacotes para menores freezers e famílias pequenas. As
massas, comidas refrigeradas e as prontas para servir, dividem o pavilhão com
as bebidas. O maior pavilhão da Anuga será destinado para a gastronomia
gourmet, com produtos de delicatessen, e para comida básica.
O trade de carne encontra na
Anuga o maior lugar para se fazer negócio do mundo. Cada setor: gado, aviário e
embutidos possuem áreas próprias de exposição. O pavilhão de laticínios da
feira é considerado a maior do mundo e, segundo especialistas, o comercio desse
setor vem crescendo de 20 a 30 por cento em países emergentes. Apesar da queda
do consumo doméstico de leite puro, observa-se o aumento do leite de soja e o
leite sem lactose.
Itens do café da manhã, como
pães, bolos, doces, chás e bebidas quentes possuem um espaço especial. O
destaque fica por conta da nova tendência de misturar receitas internacionais
como, por exemplo, o “cronut”, mistura do croissant francês com o doughnut
americano. Nas bebidas quentes o retorno é para o tradicional café, com grãos
especiais e variados.
O setor de bebidas se destaca
pelo crescimento dos expositores de produtos não alcoólicos. Em 2015 serão mais
de 400 expositores com foco em particular para o segmento de luxo. As bebidas
energéticas ganham ainda mais força nesta edição e a Anuga Wine Specials
oferece palestras para aumentar o conhecimento dos envolvidos nesse segmento.
Por Redação
BeefWorld
Nenhum comentário:
Postar um comentário