domingo, 12 de abril de 2015

Conheçam alimentos que parecem ser nocivos mas não são tanto assim.

Vilões ou mocinhos? 6 alimentos saudáveis e inusitados

A lista dos alimentos funcionais vai muito além e a "cozinha medicinal" pode contar com ingredientes surpreendentes, deliciosos e que têm fama de vilões.
 
A lista dos alimentos funcionais vai muito além e a "cozinha medicinal" pode contar com ingredientes surpreendentes, deliciosos e que têm fama de vilões
Conheça algumas funcionalidades de alimentos menos conhecidos e dê uma força para a sua saúde. Alguns alimentos já são bem conhecidos por seus benefícios para a saúde, como iogurte, azeite de oliva, grãos integrais e sementes oleaginosas.
Mas a lista dos alimentos funcionais vai muito além e a "cozinha medicinal" pode contar com ingredientes surpreendentes. Conheça algumas funcionalidades de alimentos menos conhecidos e dê uma força para a sua saúde.
Esqueça o estigma de vilania de alguns, parece que existem mais benefícios na sua mesa do que você pode imaginar.

Arroz negro
 
Um estudo feito com cobaias na Universidade de Ajou, na Coreia do Sul, concluiu que algumas substâncias do arroz preto são capazes de suprimir a ação da histamina, substância que se liga a receptores celulares espalhados por todo o corpo e desencadeia inflamações. Aí, espirros e coceiras são só um detalhe. Na pesquisa, os roedores que  receberam o tal arroz tiveram 32% menos alergias de pele e a produção de substâncias inflamatórias pelo corpo também foi reduzida.

Açaí
 
Também é um alimento recomendado para quem quer manter uma dieta saudável. Ele ajuda a reduzir o LDL – colesterol e a melhorar a circulação do sangue, reduzindo o risco de problemas do coração, e tem componentes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. Mas vale o alerta, ele é um alimento muito calórico e deve ser consumido moderadamente.

Bacon
 
Jennifer McLagan, autora de um livro chamado "Fat" (gordura), afirma que 45% da gordura no bacon é monoinsaturada, ou seja, a gordura "boa" que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol 'ruim'. Melhor ainda, a gordura monoinsaturada do bacon é a mesma encontrada no azeite de oliva.  É claro, a moderação ainda é a chave para a boa saúde e melhor mesmo é procurar variedades  artesanais sem conservantes.

Lichia
 
Um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão, analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato de lichia. "Ao final de dez semanas, eles derreteram 15% a mais de gordura na região da barriga do que os participantes tratados com placebo", explica por e-mail, à revista SAÚDE!, o médico Jun Nishihira, que conduziu a pesquisa. Ele até revelou sua suspeita: o efeito se deve à cianidina.
 
Pipoca

A pipoca fornece em uma porção cerca de 13% da taxa diária de polifenóis, descobertos na década de 90 como arma antienvelhecimento,  recomendada por pessoa nos Estados Unidos. Além disso, é um cereal 100% integral e sem processamento industrial. Todos os outros grãos são processados e diluídos com outros ingredientes e apesar de serem chamados ‘integrais’, isso significa que cerca de 51% do produto é, de fato, o cereal integral. Uma porção de pipoca fornece mais que 70% da recomendação diária de cereais integrais. Uma pessoa comum consegue apenas meia porção de cereais integrais por dia.
 
Cúrcuma
 
O açafrão da índia pode ser encontrado nas cores amarela e vermelha e é um dos alimentos funcionais mais importantes. O cúrcuma é um fitoquímico que tem potencial anticancerígeno e mata células tumorais. A curcumina do curry indiano pode inibir o aparecimento de vasos sanguíneos que alimentariam o tumor.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário