segunda-feira, 23 de março de 2015

II Congresso Brasileiro de Nutrição e Envelhecimento

Nota de N&AS: Com o objetivo de divulgar o máximo possível o evento, que está focado em um tema muito interessante, segue artigo de autoria dos Presidentes do Evento aos seus colegas. Trata-se de um evento científico, mas a matéria é de interesse público, pois todo conhecimento a ser ali discutido será para melhor servir a sociedade brasileira como um todo.


“Prezados colegas,

Cada vez mais, vemos o interesse dos profissionais da área da saúde em estudar as relações entre deficiências nutricionais e envelhecimento, a medida em que conhecer o estado nutricional dos idosos permite intervenções que melhoram significativamente a qualidade de vida e a saúde dos mesmos.
Recentes estudos na área, demonstraram, entre outras conclusões que os idosos frágeis são significativamente mais acometidos com deficiências nutricionais, do que os não frágeis. Não esquecendo que a faixa da população que mais cresce é a dos muito idosos, quase sempre muito frágeis, assim temos muito a aprender. Outra conclusão é que, associado com mau estado nutricional, a insuficiência alimentar influencia nas funções físicas do idoso e aumenta o risco de quedas, gastos com saúde e risco de morte prematura. Sendo assim, um dos pilares da qualidade de vida no envelhecimento é a alimentação e o outro a atividade física, temas que serão aprofundados neste evento.
Dessa forma, faz-se evidente que os profissionais da saúde podem liderar intervenções focadas e promover o acesso à nutrição adequada ou às correções necessárias para manter um bom status nutritivo, mesmo em pessoas em idades mais avançadas. Por esta razão, acreditamos que o II Congresso Brasileiro de Nutrição e Envelhecimento, que será realizado na cidade de Porto Alegre, de 08 a 10 de outubro de 2015, é um fórum importante para promover o aprendizado e debate destes temas.
Durante estes três dias reuniremos grandes especialistas do Brasil e do exterior nestes assuntos e pretendemos colaborar de forma significativa para a disseminação de conhecimento de ponta e, consequentemente, na aplicação da prática clínica.

Sejam bem-vindos!

Um grande abraço,


Myrian Najas
Presidente Executiva do Congresso Brasileiro de Nutrição e Envelhecimento
Diretora Científica da Nutrição

João Senger
Presidente Executivo do Congresso Brasileiro de Nutrição e Envelhecimento
Diretor Científico área médica



Nenhum comentário:

Postar um comentário